Notícias

Diamante Energia e NBEPar participam da Nuclear Legacy

Ney Zanella (CEO NBEPar), Pedro Litsek (CEO Diamante energia), Jorge Nemr (presidente do Conselho de Administração da Diamante Energia); Julio Lopes (deputado federal), Bento Albuquerque (presidente do Conselho de Administração da NBEPar), Marisete Dadald Pereira e Pedro Kassab (vice-presidente do Conselho de Administração da Diamante Energia).

A NBEPar e o Grupo Diamante Energia participaram do Nuclear Legacy 2025, principal fórum de debates estratégicos sobre o papel da energia nuclear no futuro da matriz energética brasileira. Organizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), o evento reuniu mais de 150 representantes de governo, lideranças empresariais, militares, pesquisadores e estudantes, com uma pauta centrada em governança, inovação e segurança jurídica.

O evento premiou três projetos apresentados na Hackapower 2025, olimpíada universitária de inovação, promovida pela ABDAN, aplicáveis na geração de energia, sustentabilidade e preservação de alimentos. Uma das propostas destacou o uso de microrreatores modulares em plataformas offshore, tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Grupo Diamante, por meio de sua empresa Terminus, em parceria com universidades, empresas e institutos de pesquisa do setor.

Painéis sintetizaram os principais desafios de governança e integração tecnológica do setor e o papel da energia nuclear na transformação sustentável da matriz energética, especialmente diante da necessidade de redução de emissões e complementaridade com fontes renováveis. Também foram discutidos temas como políticas públicas, financiamento e aplicações não energéticas do nuclear, com foco em irradiação de alimentos, medicina nuclear e segurança sanitária.

O evento homenageou, entre outras pessoas, o ex-presidente José Sarney, em cujo governo entrou em operação o primeiro reator nuclear na Usina Angra 1.

 

Anterior
Próxima