Notícias

Núcleo Brasil apresenta projeto de microrreator nuclear na WNE 2025


Na foto, o presidente do Conselho de Administração da Núcleo Brasil Energia, Bento Albuquerque, recebe no estande brasileiro o diretor-geral da Agência-Geral da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi.

O Grupo Diamante, a Núcleo Brasil Energia e a Terminus estiveram presentes na World Nuclear Exhibition (WNE 2025), principal exposição mundial sobre energia nuclear civil, realizada em Paris, França, de 4 a 6 de setembro.

No evento, foi apresentado o projeto de um microrreator nuclear que está sendo desenvolvido pela Terminus, controlada da Núcleo Brasil Energia Participações. O microrreator é um reator nuclear compacto e modular, projetado para gerar energia de forma mais segura, flexível e com menor custo que as usinas nucleares tradicionais.

A WNE reúne a rede mais abrangente de fornecedores e prestadores de serviços de primeira linha em todo o setor nuclear mundial, da geração de energia a aplicações em outros mercados, como medicina, agricultura, meio ambiente e setor espacial. Este ano, o evento recebeu 25 mil participantes e cerca de 1 mil expositores de 80 países e sediou 9 mil reuniões de negócios.

Pela primeira vez, a delegação brasileira ocupou um estande, no qual mostrou projetos que estão sendo desenvolvidos no País para o uso pacífico e sustentável da energia nuclear. Diamante Energia, INB – Indústrias Nucleares do Brasil, Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. e Atech Negócios em Tecnologia – empresa do grupo Embraer integraram o estande -, sob a coordenação da ABDAN – Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares.

Na foto, o presidente do Conselho de Administração da Núcleo Energia, Bento Albuquerque (centro), apresenta informações sobre o microrreator da Terminus.

A delegação brasileira manteve encontros com instituições e visitou o estande de empresas de diversos países.

 

Anterior
Próxima